Você já ouviu falar na Astaxantina? Se ainda não, você precisa conhecer um dos mais potentes antioxidantes presente em algas, no salmão e no krill. E as coisas boas não param por aí! E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Mas, antes de explorar todos os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde é importante contextualizar o que é e para que serve a astaxantina.
O que é astaxantina?
A astaxantina é um pigmento de cor vermelho-alaranjada da família dos carotenoides, responsável por dar coloração aos alimentos. Ele é considerado um carotenóide natural encontrada em microalgas.
Quando você vê a cor rosa em crustáceos, aves e peixes, por exemplo, é a presença da astaxantina que você nota. Além disso, ela ainda conta com potentes propriedades antioxidantes, protegendo as células dos radicais livres.

Para que serve a astaxantina?
Além do seu poder antioxidante, a astaxantina pode trazer diversos benefícios para o corpo. Veja a seguir:
Ajuda na saúde ocular
Os carotenoides presentes no pigmento agem positivamente em pessoas com degeneração macular.
Tem poder anti-inflamatório
A astaxantina tem propriedades anti-inflamatórias, sendo assim uma alternativa para quem quer combater a inflamação do organismo de forma natural.
Bom para o coração
Estudos comprovaram que a astaxantina inibe a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), o que pode ajudar contra aterosclerose – acúmulo de gorduras e colesterol nas paredes das artérias.
Uma outra pesquisa mostrou que três meses de suplementação com a astaxantina mostraram uma diminuição significativa na oxidação dos ácidos graxos e também um aumento da saudável lipoproteína de alta densidade (HDL).
Aumenta a fertilidade
A astaxantina pode ajudar casais que desejam engravidar. Em uma pesquisa realizada por um universidade norte-americana, homens com infertilidade que tomarem 16g da substância por três meses tiveram um aumento nos parâmetros de esperma e fertilidade.
O aumento foi de cinco vezes a taxa total de gravidez em comparação com o período no qual eles foram submetidos ao placebo.
Apresenta benefícios para o cérebro
Evidências mostradas em estudos sugerem que os efeitos antioxidantes da substância podem proteger contra doenças neurodegenerativas. Então, em teoria, foi comprovado que a substância pode ajudar a prevenir a progressão da doença de Alzheimer e outras demências.
Além disso, pesquisas em animais evidenciam que os efeitos antioxidantes da astaxantina ajudam a proteger contra lesões induzidas por isquemia no tecido cerebral.

Sistema imunológico
Uma pesquisa divulgada na revista Nutrition & Metabolism mostrou que a astaxantina estimulou a proliferação de linfócitos, aumentou a atividade citotóxica das células natural killer, diminuindo os danos ao DNA e melhorando a resposta imune.
Proteção para a pele
De acordo com um estudo japonês, a astaxantina protege contra a deterioração da pele induzida por raios UV e ajuda a manter a pele saudável.
Como tomar astaxantina?
A maneira mais fácil para quem quer aumentar o consumo de astaxantina é recorrer à suplementação, seja com medicamentos manipulados ou suplementação do Óleo de Krill.
Se você ficou curioso para experimentá-la, então, aqui na Nação Verde, por exemplo, você encontra o nosso suplemento natural Wild Krill (100% Óleo de Krill em cápsulas), que é um crustáceo encontrado na Antártida que tem em média de 8 a 7 cm de comprimento, bem parecido com um camarão. Rico em vitaminas como a A, vitaminas B, vitaminas C, D, E, H tem, também, muitos minerais, como o cálcio, selênio, zinco, sódio, manganês, potássio, cobre, fósforo, iodo, flúor, magnésio, entre outros. Clique aqui para comprar.
E aí, gostou de saber tudo sobre a astaxantina? Acesse o nosso site para conhecer as nossas opções de alimentos e ingredientes naturais. Receba mais conselhos como estes no nosso blog!