Alimentos que ajudam na prevenção do Alzheimer

Alimentos que ajudam na prevenção do Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca um impacto imenso na qualidade e estilo de vida das pessoas. Afeta capacidades cognitivas, de orientação, atenção, memória, compreensão e linguagem. Sua causa ainda é desconhecida. Apesar das diversas pesquisas e estudos feitos sobre o tema, não se sabe ao certo o  que faz a doença se desenvolver.

O que já se sabe, porém, é que manter uma boa alimentação é uma das formas de prevenir a doença. A pesquisadora Martha Morris e sua equipe, da Universidade americana Rush, criou uma dieta dedicada exclusivamente à prevenção de doenças neurodegenerativas, nomeada de Dieta Mediterrânea-Dash.

Para comprovar sua eficácia, foi realizado um estudo que analisou 923 pessoas que passaram por testes neurológicos e questionários sobre seus hábitos alimentares durante 11 anos. Os que seguiram rigorosamente a dieta apresentaram um risco 53% menor de sofrer lapsos de memória. A descoberta ganha relevância, pois seus resultados concluíram que o efeito da dieta no organismo dos participantes baixou em 35% a probabilidade de se desenvolver Alzheimer.

 

Saiba quais foram os dez alimentos apontados como parte dessa dieta:

 

Peixes: A pesquisa descobriu que o consumo de peixe assado ou grelhado pode estar relacionado a um volume maior de massa cinzenta, uma das áreas cerebrais responsáveis pela memória e aprendizado.

Feijão: Fundamental para consolidar a memória.

Grãos integrais: Colaboram para a conservação de substâncias promotoras da saúde cerebral.

Folhas verde-escuras: Melhoram as habilidades cognitivas.

Frutas Vermelhas: Colaboram para o bom funcionamento cerebral.

Verduras e Legumes: Possuem efeitos protetores no organismo e “blindam” o cérebro de possíveis danos em relação à memória.

Frango: Rico em vitaminas do complexo B, ajuda a proteger os neurônios.

Nozes: Com alta concentração de gordura boa, colaboram para a saúde cardiovascular e do cérebro.

Vinho: Em doses moderadas, pode ser ótimo para facilitar a comunicação entre os neurônios.

Azeite: Ajuda a renovar a memória.

Deixe um comentário