Alongamento

O alongamento é um tipo de exercício físico voltado para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Apesar de ser um exercícios de fundamental importância, o alongamento é subestimado pela maioria dos praticantes de atividades físicas. Isto acontece, pois os praticantes não se dão conta de que o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e flexibilidade, além de prevenir lesões.

Há muitos estudos que julgam a importância dos alongamentos antes e depois da realização de outros exercícios como a musculação, a corrida, a natação, dentre outros. Os alongamentos realizados antes da prática de outros exercícios, servem como uma maneira de aquecimento da musculatura, preparando-a, porém para ser eficiente, estes alongamentos deverão ser dinâmicos, isto é, alongamentos realizados em movimento. Eles podem ser substituídos por uma caminhada,  ou por movimentos aleatórios repetidos da mesmas articulação. Já os alongamentos realizados após os exercícios, são extremamente importantes, pois ajudam a reduzir as tensões musculares, relaxando o corpo, e previne lesões.

O alongamento auxilia ainda na melhora da postura e no aumento da amplitude de seus movimentos.

Não esqueça de sempre alongar, seja em casa, no trabalho, ou na academia, você vai sentir na hora seus benefícios.

Deixe um comentário