Dieta Detox pós Copa do Mundo

Para muitos, o ano começa agora quando falamos de dieta! Após um longo período com muitas festas e comemorações, vamos cuidar um pouco mais de nossa saúde! Ano novo, natal, carnaval, páscoa, feriados, jogos… que tal uma desintoxicação para eliminar seu corpo dos excessos e toxinas consumidas durante todo esse tempo? Vale lembrar que a dieta não pode ser feita por muito tempo, e deve ser orientada por um nutricionista. Por ser de baixa caloria, pode gerar tontura e mal estar.

 As dietas detox normalmente variam entre 900 a 1000 kcal com o mínimo de consumo de carboidrato e normalmente sem glúten, carnes vermelhas e sem leites e derivados. Para quem quiser seguir uma dieta mais a risca com todos esses requisitos de exclusão alimentar, segue algumas dicas de alimentos para colocar no seu dia a dia:

– Alimentos sem glúten: arroz integral, milho, quinua, soja, batata, cenoura, mandioca, inhame, cana-de-açúcar, tapioca, sementes de amaranto e girassol, soja, milho, frutas e farinhas de frutas (farinha de coco, banana).

– Alimentos lipolíticos (ajudam na degradação da gordura/ são termogênicos): Melão,

– Abacaxi, Tangerina, Hortelã e Pêra, Cafeína, Proteínas (aumentam a atividade metabólica),

– Flavonóides (uvas, frutas cítricas, couve-flor), Alimentos diuréticos, melancia, beterraba e suas folhas, Coco, Maça, suco de limão, cenoura, escarola, repolho, broto de feijão, salsinha, pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango– pois têm 90% de água

– Alimentos anti-ansiolíticos (caqui)

RECOMENDAÇÃO

É importante comer somente o suficiente, sem pressa, mastigando muito bem o alimento. Também é recomendado dar preferência à ingestão de vegetais folhosos, castanha-do- pará, peixes e frutos do mar. Alimentos ricos em vitamina B6, há uma concentração de triptofano, aminoácido que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor.

As principais fontes das vitaminas são frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, batata, alho e sementes de gergelim. O zinco pode ser encontrado nos frutos do mar, mas está presente também nas carnes de boi, porco e de aves. É encontrado no leite, iogurte, cereais, germe de trigo, feijões, nozes, castanhas, amêndoas e ricota, entre outros.

Cuidado com alimentos ricos em Ferro e filatos. O magnésio também é conhecido como o mineral antiestresse. Os alimentos mais ricos no componente são as castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais integrais e pão. As castanhas-do-pará são especialmente recomendadas, elas são também ricas em selênio, bom para impedir o estresse e possuem triptofanos que ajudam a sintetizar a serotonina. Presente nas frutas cítricas, a vitamina C também faz parte do arsenal antiestresse.

A dieta deve constar ainda de alimentos ricos em cálcio, como iogurte, leite e seus derivados. Também em ácido fólico (brócolis, lentilha e feijão), além de magnésio e manganês. Brócolis (mais uma vez), chicória, acelga e alface são ricos nesses nutrientes.

Incluir

Água de coco, Tudo light – diet só geleia, Milho, Poucas vezes alface – calmante – diminui metabolismo

Alimentos ácidos (tomate) apenas 1x/dia pois ajudam na digestão

Diminuir ao máximo o sal, os condimentos ou molhos salgados, e aumentar a ingestão de água e fibra

DICAS:

– Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio

– Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais

– Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva – previnem a prisão de ventre

– Folhas verde-escuras – ativam a circulação

– Ervas aromáticas e especiarias em geral

– Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço

– Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e atua como diurético.

Os alimentos que devem ser evitados são:

– Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases

– Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio

– Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Têm muito sal

– Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas, etc…

– Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína

– Fritos e lanches servidos em fast-food

– Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda

– Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.

Deixe um comentário